Dia Nacional do Cego

11 de dez | 2019

Dia Nacional do deficiente visual é celebrado anualmente dia 13 de dezembro. A cegueira ou deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial da visão, seja por consequências congênita (com o nascimento) ou adquirida ao longo da vida. Quando falamos em cegueira, referimo-nos a uma pessoa que não possui capacidade de enxergar ou possui esse sentido bastante limitado, com percepção mínima de luz. Entre os cegos, os motivos principais para tal problema são doenças como catarata, glaucoma e retinopatia diabética.  Por isso a importância da prevenção. Quanto antes o problema for detectado, maior sucesso terá o tratamento.

A estimativa é de que existam mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo a maioria com baixa visão. Os pacientes com baixa visão podem ter dificuldades para verificar objetos distantes; outros podem apresentar campo visual restrito; e existem até mesmo aqueles que possuem dificuldade com a distinção de determinadas cores ou apresentam sensibilidade exagerada a luz.

Origem do Dia Nacional do Cego

Antes chamado de Dia do Cego, o Dia da Pessoa com Deficiência Visual mudou de nome porque, com a disseminação de conhecimento, as pessoas perceberam que a deficiência visual não se trata apenas de cegueira, mas também de baixa visão.

A data foi criada a partir do Decreto de Lei n° 51.405, de 26 de julho de 1961, pelo então presidente do Brasil, Jânio Quadros. A criação da data serve para consolidar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que visa os fundamentos de igualdade e solidariedade para todos os seres humanos.