Conheça a uveíte: doença ocular que pode estar associada a doenças reumáticas.

11 de dez | 2019

Uveíte é uma inflamação da parte dos olhos que acomete o trato uveal, que é composto pela íris (estrutura que dá cor aos olhos), pelo corpo ciliar e pela coroide (composta, basicamente, por vasos sanguíneos). Quando ocorre o acometimento inflamatório de uma destas estruturas ou do conjunto das mesmas, denomina-se Uveíte, importante causa de cegueira no mundo, que pode ser confundida com uma Conjuntivite, de rápida recuperação, pelos seus principais sintomas: olhos vermelhos, sensibilidade à luz e visão embaçada.

A Uveíte pode ser classificada como anterior, posterior, intermediária ou difusa, de acordo com a região do olho acometida, e deve ser tratada rapidamente, pois pode levar a complicações, como: Catarata, Glaucoma, Perda Progressiva da Visão e Cegueira.

As causas de inflamação do trato uveal podem ser traumáticas, infecciosas, tumorais e autoimunes. Segundo a Sociedade Brasileira de Uveítes, as doenças autoimunes são a causa mais comum de Uveíte Anterior no Brasil, enquanto Toxoplasmose é a causa mais comum de Uveíte Posterior.

Essa inflamação acomete indivíduos de qualquer idade, sexo e classe social, e o diagnóstico é de essencial importância para o tratamento e prevenção das crises de Uveítes. Em casos de olho vermelho, dor, moscas volantes e embaçamento visual, procure seu Oftalmologista. Lembre-se: Uveíte têm tratamento! E, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico!

Como é feito o tratamento da Uveíte?

O tratamento de Uveíte deve ser iniciado o quanto antes para evitar uma lesão permanente. O tratamento quase sempre inclui corticosteróides, em geral, sob a forma de colírio. Os corticosteróides também podem ser administrados por via oral ou injetados ao redor do olho. Também são usados medicamentos para dilatar as pupilas, como colírios com homatropina ou ciclopentolato.

Para tratar sintomas específicos de Uveíte podem ser usados outros medicamentos. Por exemplo, se a causa for infecção, medicamentos podem ser administrados para eliminar o organismo causador da infecção. A Uveíte tem cura, principalmente quando identificada nas fases iniciais, mas também pode ser necessária a realização do tratamento no hospital para que o paciente receba a medicação diretamente na veia. Após o tratamento, é necessário que a pessoa faça exames de rotina a cada seis meses a um ano, com o objetivo de acompanhar a saúde dos olhos.

AIDS e a Uveíte

Por ser comum se manifestar em doenças que afetam a imunidade, portadores da AIDS/HIV são afetados com uma maior frequência, pois o organismo fica imunodeprimido e mais suscetível às lesões oportunistas que podem atingir os olhos.

Muitos pacientes que apresentam sintomas de Uveíte quando realizam o exame de fundo de vits, que faz uma análise detalhada das estruturas oculares, acaba descobrindo que também possui o vírus do HIV ou até mesmo outras doenças sistêmicas, como: Hipertensão, Colesterol Alto e Esclerose Múltipla.